13 de set. de 2009

Pedagogia Desnorteada

”Mamãe, hoje aprendi na escola uma coisa...”

Não entendo minha mamãe... Ela diz que eu não tenho escola, mas eu sempre lembro
de todos os dias ir para ela. Mamãe diz que minhas notas não existem, mas sempre lembro
que tiro 10,0 em quase todas as matérias. Faço coisas muito interessantes na escola. Gosto
especialmente de uma matéria que se chama “matar”. Não sei muito bem como, mas sinto
uma emoção grande quando estudo e pratico-a. Dentre outras tarefinhas, gosto de algo que
sempre fazem aqueles caras de terno que vivem no palácio. Essa tarefa tem como nome
“roubar”. Não sei por quê os adultos sempre calam minha boca quando falo disso, mas eles
são quem mais fazem-no. Uma outra coisinha que aprendi foi a trair. Os adultos sempre fazem
isso uns com os outros, ou até traem a si mesmos. Não compreendo, mas eles sempre estão
ferindo e sendo feridos, repetindo os mesmos erros. Deve ser porque é algo divertido, então,
acho que vou segui-los fazendo o mesmo! Sim, seria maravilhoso poder matar, roubar, trair e...
Espera! Falta alguma coisa. Acho que é... Aquela palavra com “S”... Ah, sim! Suicídio. Sim,
suicidar-me seria uma boa, acho que divertido, sentir aquele ventinho gostoso ao pular de
uma altura grandiosa, mas... Há um contra... Se eu suicidar-me, a quem depois vou matar,
roubar, ou até trair? Aí não vai ter mais graça, né?

Se bem que sentir a fria e ácida sensação de uma lâmina atravessando meu epitélio
seria algo inesquecível. Bom, tentarei algo que não possa tirar mais nenhum dos meus
divertimentos. O divertimento final, deixo para o final, lógico! Mas antes... Auto-infligimento. É
isso que testarei próxima vez.

Outra coisa: queria saber por que os adultos compram tanto e jogam tudo fora depois?
Ficam jogando nos rios, lagos, mares... Vejo-os matando muitos animais só com isso.
Os animais não prestam, mamãe? Só nós prestamos? E por que ninguém toma atitude nenhuma
pra melhorar isso? Eles estão contentes, é? Agora, já sei onde jogar o lixo, né, mamãe? Nas
águas! Além de me livrar do lixo, estarei fazendo uma coisinha que aprendi na escola, acho
que já te disse: matar!

Mamãe, o que são aquelas coisas que vejo no céu? Parecem pêras de metal. Quando os
homens jogam-nas para longe, elas caem na cidade dos outros e fazem um grande fogo,
luzes, uma flor de fumaça e um som forte. Quando eu crescer, quero aprender a fazer coisas daquele
tipo! Há um pequeno problema... Toda vez que jogam aquelas coisas, aparece na TV, aquela
caixinha com gente dentro apresentando. E os adultos legais que apresentam na TV
aparentam não gostar quando isso acontece. Acho que devem ter sido os adultos da outra
cidade, porque parece que onde caem aquelas coisas, eles sofrem. Fazem um sonzinho até
legal, aquelas coisas: KA-BOOM! É, acho que é assim. Divertido, não?
Mamãe, mamãe, por que aquelas outras crianças não brincam comigo? Parecem todas fracas, doentes...
Elas não tem mãe, não? Por isso moram na rua, é, mamãe? E por que os adultos da TV não gostam de tanta coisa legal que aprendo na escola?
Eles aparecem tantas vezes denunciando roubos, mortes, traições...
Mamãe, o que aprendo na escola não serve de nada? Por que a senhora não responde, hein, mamãe?

O que? Quer se divertir comigo? Espere, mamãe! Esse short era meu favorito!
Você quer brincar com minhas entranhas?
Não sei, acho que nunca vou entender os adultos.

Nikku

3 comentários:

  1. tive antes aqui, gostei.
    Nossa educação precisa de reformas já,
    deveriamos ser mais práticos.

    ResponderExcluir
  2. 0o kra to lendo pela 3ª vez o post....
    Parecem todas fracas, doentes... ?! lol

    ResponderExcluir
  3. O mundo realmente eh uma grande escola,
    mas precisamos aprender apenas as coisas boas,
    pra podermos mudar a qualidade desse ensino!

    ResponderExcluir